Robert Brenner

Robert Brenner
Nascimento 28 de novembro de 1943
Nova Iorque
Cidadania Estados Unidos
Alma mater
Ocupação historiador, professor universitário
Prêmios
Empregador(a) Universidade da Califórnia em Los Angeles

Robert Paul Brenner ( Nova York, 28 de novembro de 1943) é um historiador e professor norte-americano, diretor do Centro de Teoria Social e História Comparada da UCLA,[1] editor do jornal socialista Against the Current, e membro do comitê editorial da New Left Review.

Realizou seus estudos de graduação no Reed College. Obteve seu mestrado (1966) e Ph.D. em Princeton (1970), com a dissertação Political Conflict and Commercial Development: The Merchant Community in Civil War in London. Foi professor assistente (1968-1972), professor associado (1972-1983) e professor titular (desde 1983) do Departamento de História da UCLA. Desde 1987, dirige o Centro de Teoria Social e História Comparada (Center for Social Theory and Comparative History) da mesma universidade.

Foi professor visitante do Departamento de Economia da New School for Social Research (1981-1982), da Universidade de Massachusetts (1983) e da Universidade Harvard (1983).

Suas áreas de interesse e pesquisa são História da Europa nos primórdios da Modernidade; História econômica, História social e religiosa, História agrária, Teoria social e Marxismo e a Inglaterra no período Tudor-Stuart.[2]

Brenner tem sido um dos contribuintes do debate marxista acerca da transição do feudalismo para o capitalismo e destaca a importância transformação da produção agrícola na Europa, especialmente na Inglaterra, como principal causa da transição - em oposição a Paul Sweezy e Immanuel Wallerstein, que Brenner qualifica de "marxistas neo-smithianos" [3]por defenderem o desenvolvimento do comércio internacional, dominado pela Europa, como determinante nesse processo.

Brenner é um dos historiadores criticados pelo geógrafo J.M. Blaut,[4] em sua obra Eight Eurocentric Historians ('Oito historiadores eurocêntricos').[5]

Nos anos mais recentes, Brenner concentrou-se no estudo da economia global no pós-guerra.


© MMXXIII Rich X Search. We shall prevail. All rights reserved. Rich X Search